FAQ - perguntas frequentes

1. É necessária ter licença/carta de condução?

- A maioria desses veículos não necessitam de licença/carta de condução. Mas ainda assim, aconselhamos a que se informe nas autoridades competentes mais próximas.


2. É obrigatório seguro para circular na via pública?


- Ter seguro é muito importante! Os veículos são diferentes uns dos outros, as idades de utilização também, e as leis estão em constante actualização, e o uso na via pública pode comprometer alguns riscos.

3. É obrigatório o uso de capacete ?

- Sim. Deve usar sempre capacete devidamente ajustado e apertado.


4. Qual a documentação necessária para circular na via pública?

- Os documentos necessários e legais são relacionados com o tipo de veículo que será utilizado. Mas, aconselhamos a que se informe nas autoridades competentes mais próximas, porque a legislação difere de um país para o outro e está em constante atualização.


5. O condutor pode circular com as mãos fora do volante?

- Não é aconselhado, a não ser para sinalizar mudanças de direção (esquerda, direita), no caso do veículo não ter sinalizadores (piscas).


6. Pode-se transportar um passageiro?

- Não é permitido transportar passageiros, se o veículo não for adaptado para isso. Só é permitido o transporte de crianças em dispositivos especialmente adaptados e desde que utilizem capacete de proteção.


7. Tenho que ter luzes ou refletores? 

- Sim, sempre que circule à noite ou em condições meteorológicas ou ambientais de fraca visibilidade tem-se que ter refletores e luzes em funcionamento.


8. Tenho que usar os sinais sonoros (buzina ou campainha)?


- Sim. Se for necessário usar algum dispositivo de sinais sonoros, estes devem ser breves, e só podem ser utilizados em caso de perigo iminente ou, fora das localidades, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida ou para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar.


9 - Posso transportar carga?


- Sim. Existem cestos e bolsas adequadas para os diferentes tipos de veículos.  


10 - A sinalização deve ser respeitada?


- Os condutores têm que respeitar a sinalização como qualquer outro condutor de acordo com o código de trânsito do país.


11 - Os veículos podem ser carregados em qualquer tomada?


- Sim. Mas utilizando sempre o carregador adequado à mobilidade. 


12 - Consomem muita energia elétrica?


- Não. O consumo da eletricidade tem a ver com o tempo de carga. Mas o consumo é relativamente pouco, consome pouco mais que uma lâmpada.


13 - Pode-se ficar muito tempo sem recarregar a bateria?


- Não convém. A bateria deve ser sempre carregada completamente uma vez por mês.


14 - A duração de vida das baterias são longas?


- Sim. Hoje em dia a tecnologia das novas baterias lítio permitem uma grande duração. Certos modelos podem atingir até 60.000km. E os preços das baterias são cada vez mais baixos. 


15. Esse tipo de mobilidade elétrica oferece segurança?

- Sim. Todos os veículos estão concebidos para oferecerem uma segurança total, com travões de disco, luzes,  amortecedores, etc. Para uma utilização confortável, divertida e amiga do meio ambiente. 

16 - As mobilidades têm força suficiente para subir certas inclinações, mais acentuadas?

- Sim. Aconselhamos sempre a fazer a compra adequada, porque depende da potência do motor e do peso do utilizador. 

Para qualquer informação complementar convém sempre consultar as leis em vigor. Nós não nos responsabilizamos por negligência própria.